Skip navigation

Surpreender velhos jogadores é uma tarefa difícil para qualquer mestre, principalmente quando eles estão habituados ao estilo de jogo nosso, ainda mais quando esta experiência se alia a algo que aventureiros (PJ’s) demonstram de uma maneira quase universal: Eles odeiam estátuas. Parece até que são naturalmente seqüelados, expressando uma esquizofrênia paranóica ao vandalizar este tipo de obras de arte. É claro que, como mestre, eu já usei deste artifício alguma vezes com sucesso, outras nem tanto, mas há como melhorar esta armadilha – e isto independe do sistema. Conheçam, então, os atlantes.

Remetendo-nos a lenda de Atlas, o titã condenado a suportar o peso da abóboda celestial para toda a eternidade, a figura dos atlantes entra como uma coluna ornamentada, talhada em forma de homem, mas que suporta o peso funcional. É claro que, para nós, mestres, o que nos interessa de fato é utilizar os atlantes como um engodo para os incautos PJ’s, que ficarão mais incertos sobre a natureza deles.

Em D&D, eu posso sugerir um teste de Conhecimento (Engenharia e Arquitetura) para que um personagem saiba ou não se aquelas colunas ornamentadas são de fato realmente necessárias. Na maioria dos casos, um teste de CD 20 é razoável para esta tarefa. Em GURPS, um redutor de -5 (taerfa difícil) no teste da perícia relacionada também seria interessante.

E por que não utilizar também em aventuras futuristas? Sempre existem ricos excêntricos que querem viver em uma mansão ricamente ornamentada, trocando algumas estátuas por robôs de segurança disfarçados…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: