Skip navigation

Através do 6d6 Fireball eu vi um post do Xeveninti que m0stra o motivo do movimento Old School estar ganhando força nos últimos tempo com o lançamento da quarta edição. Eu já estava com o desgosto mecanizado no final da terceira, ou seja, a 3.75, mas realmente esperava que algo poderia ser feito para melhorar a situação e…. não foi. Virou wargame fantasiado de RPG. As críticas feitas são várias, mas as que traduzi são as que eu julgo mais importantes, e são estas:

  • A quarta edição gira ao redor do combate, e o combate dura muito. Os personagens e os monstros têm muitos pontos de vida. Os  sistema de poderes é um passo para personagem homogeinizados. Sim, é bom para balancear, mas isso força todos os personagens a serem definidos pelas qualidades em combate.
  • Eu não gosto como personagens de primeiro nível são tão fodas quanto os de trigésimo nível. Claro, seus poderes são diferentes,  mas em termos de regra é a mesma coisa em qualquer nível, mas com dano diferente.
  • Os objetivos definidos pelas edições anteriores desapareceu. Ao invés aspirar a ter um feudo, guilda ou templo, a quarta edição é a apoteose. Você começa como um herói atipicamente poderoso e trabalha até a ascensão divina. Apesar das mecânicas de jogo terem sido relativamente simplificadas em comparação com a edição 3.5, aumentar os atributos dos personagens foi instituticionalizado e e irrevocadamente essencial. Mas o que aconteceu com o seguidor? Com os testes de liderança? Tudo foi pelo ralo porque na quarta edição tudo é sobre o poder e glória dos PJs.

Espero que a WotC queria voltar atrás nesta equivocada decisão de circundar os mares do MMORPGs em detrimento do jogadors Old School…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: