Skip navigation

Do Androids Dream of Electric Sheep? Andróides Sonham Sobre Carneiros Elétricos? Li recentemente este livro escrito por Philip K. Dick, um dos autores mais influentes no que toca ao universo cyberpunk, e que inspirou o famoso Blade Runner. Infelizmente, para meu desgosto, a tradução da Rocco foi “O Caçador de Andróides” e me custou 39 reais para 254 páginas de diversão.

O livro foi publicado em 1968 e mostra um mundo que passou por uma catastrófica guerra nuclear, Guerra Mundial Terminus. Analisando o contexto em que foi escrito e lendo o próprio livro, fica claríssimo que o autor tentou alertar sobre os perigos de uma guerra dos EUA versus URSS, tanto é que a União Soviética (e possivelmente os Estados Unidos) se faz presente no livro. A camada do ruinoso pó tornou o mundo um ambiente hostil devido a radioatividade: A maioria dos animais foi extinta e quase todos os humanos migraram para fora da Terra. Aqui sobraram apenas uns poucos persistentes e os deformados pelo pó.

O Caçador de Andróides narra a história de Richard Deckard em 2021, um caçador de andróides ilegais. Utilizados como ferramentas escravizadas nos planetas-colônia, alguns se rebelam, assassinam seus donos e fogem para a Terra, buscando uma vida livre se disfarçando em meio aos humanos. Rick recebe a missão de caçador quatro modelos Nexus-6, que são quase impossíveis de serem distingüidos de seres humanos normais mas que sofrem da mesma característica de todos os dróides: não possuem empatia, são incapazes de ter emoções, apenas fingindo em situações convenientes, mas sem nunca de fato sentir algo.

Como o livro foi escrito há muito tempo, não espere ver nenhuma menção a terapia genética, internet, celular e coisas que só foram surgir muito tempo depois. Esse é o grande ponto da trilogia do Sprawl de Neuromancer: É quase uma profecia da invenção da internet como vemos hoje. Muito do pessimismo da uma guerra mundial nuclear é perceptível através da natureza arrasada e do preconceito que as vítimas de mutações induzidas pela radioatividade sofrem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: