Skip navigation

Li no Vorpal um post interessante sobre a história dos PJ’s e que rendeu vários comentários. A dúvida é se o jogador ou o mestre quem tem que escrever o background de um determinado personagem, pois muitas vezes vemos aquele histórico tão mirrado e pobre que, já anestesiados pela freqüência de aparição deste problemas, rapidamente ignoramos mentalmente e passamos adiante.

Na minha opinião a responsabilidade sobre quem vai escrever a história vai variar. Sim, muitas vezes o jogador só quer controlar um elfo guerreiro/mago e soltar magias com a espada, mas em algumas ocasiões ele realmente vai ter o interesse de explorar toda a profundida que um personagem desses possui, e se cada jogador tiver o desejo de construir uma extensa e detalhada história, vai sobrar para o Mestre encaixar de forma plausível todos os componentes de um improvável grupo.

Eu sou adepto das fichas prontas e, conseqüentemente, de todas as histórias já feitas. Contudo, o Mestre não pode ser intransigente e deve saber mediar o conflito de interesses, pois adaptar uma ficha ou criar uma nova não vai matar ninguém. As fichas prontas são mais trabalhosas, sem dúvida, mas elas me permitem criar uma trama de uma maneira extremamente fácil. Rapidamente encaixo um traidor ou dois rivais que nem sabem da existência do outro, porque para cada ficha há uma história que só o jogador sabe e outra que o grupo sabe. É isso que permite a construção de uma história elaborada que contenha verdadeiramente o elemento surpresa.

Para o jogador é mais fácil, pois não há o trabalho de criação da ficha, embora a construção dela, é verdade, seja uma das diversões de alguns. Também afasta a possibilidade de combeiros e há economia de tempo na primeira sessão, o que dependendo do sistema e da quantidade de jogadores, pode significar muito.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: