Skip navigation

Escrevo enquanto bêbado, por isto fodam-se as apresentações.

Criatividade
Com certeza é o elemento mais importante de todos os requerimentos de um mestre. A imaginação e criatividade desempenham um papel fundamental na criação e desenvolvimento de uma trama de uma aventura ou campanha ao se tornarem peça-chave para evitar jogos monótonos e previsíveis, além de tramas clichê.

Perseverança
Muits campanhas ficam pelo meio do caminho por conta da inaptidão dos mestres em dar continuidade, de se empolgar, mesmo que com decisões inesperadas que requeiram uma revisão de todas as psssibilidades de futuro de uma campanha. Mesmo quando a história não vai de acordo com o planejado, o Mestre tem praticamente o DEVER  de prosseguir com ela.

Oratória
Nem todos os  mestres possuem uma boa capacidade oratória, seja para descrever uma cena com detalhes aguçados, para interpretar um NPC com características próprias, ou para contra-argumentar jogadores insatisfeitos com as decisões arbitrárias. Ela é importante para fazer com que o jogador seja capaz de mergulhar no mundo criado pelo e para o jogo, para se sentir dentro das ambientações descritas e para explicar a razão racional por trás das decisões sem expôr toda trama oculta.

Bom-senso
A capacidade de reconhecer exageros tantos por parte dos jogadores quanto da parte do próprio DM é algo louvável.  Criar um cenário onde cada objeto – seja monstro, NPC, tesouro ou etc –  seja condizente acaba por não descreditar a capacidade de mestragem do Mestre. A finalidade do jogo é divertir a todos,  incluindo mestre e jogadores, por isso nada de sadismo frustrante  desprovido de explicação lógica.

Domínio de regras
Não é papel do Mestre decorar o livro de regras, mas ele é o responsável, querendo ou não, pelo andar do jogo. Através da arbitrariedade de ignorar regras ou não em certos momentos, o Mestre define quando elas são relevantes. Quando são, é de se esperar que o conhecimento maior esteja nas mãos daquele que ordena os jogos, já que não se espera que ele questione quando modificadores A se aplicam em situação B – entregando assim uma variável oculta dos NPC’s que tira o elemento da surpresa.

Coordenação
Capacidade de monitorar e utilizar personagens, condições e todo tipo de evento que está oculto aos olhos dos jogadores. Memorizar os pontos de vida de cada monstro, coordenar um ataque organizado, simular cada ponto de vista individualmente sem a interferência de elementos externos à consciência do NPC.

One Comment

  1. Falto o seguinte:

    Saco
    saco para aguentar os jogadores chatos/overpower/faltantes/irritantes que sempre tem em alguma mesa, sem quebrar a cara dos indivíduos quando atrapalha sua narrativa. xD


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: