Skip navigation

Dentre as muitas opções de monstros para um mestre, o gárgula representa uma das mais adaptadas para desenvolver o papel de guardião em construções importantes. Infelizmente a maioria dos jogadores “onfa” quase que inconscientemente, sempre desconfiando de estátuas quando entram em lugares desconhecidos. Uma dica é minimizar a importância do bicho em uma descrição, colocando ele no meio dela sem se importar muito em descrevê-lo, como assim:

“Parados nas cercanias da construção, em meio ao verdejante mato alto combinado com um calor abafado de meio-dia, vocês observam uma ampla casa, com a parede feita de pedra com armação de madeira. A porta principal, de madeira reforçada, parece estar fechada. O teto bem elaborado e adornado por duas gárgulas parece ter alguns buracos com a negligência dos anos. Duas árvores oferecem uma bem-vinda sombra, e entre elas há um caminho de pedras soltas, muito desgastado, que leva até a entrada.”

A outra dica consiste em colocar as criaturas lá e fazer com que elas saiam para atacar depois que o grupo passar por elas. É claro que se você disser “vocês ouvem um barulho vindo da sala anterior” fica mais fácil falar logo “as gárgulas disfarçadas vão atacar vocês”. Esperar mais um  pouco dá um clima de suspense.

Para realmente supreender, você pode simplesmente abolir a aparência clássica do gárgula. Ao do monstro alado, porque não a Justiça com uma espada em uma mão, a balança em outra e mãos como se fosse uma águia? Mexer demais nesse monstro cria uma discussão: Até que ponto a criatura não é um golem de pedra? Uma maneira clássica de encarar o gárgula é como a figura “padrão” (à esq.), que vira estátua com a luz do sol e se anima pela noite. Pelas características, quase um híbrido entre golem de pedra e monstro. Abaixo vai uma ficha que eu fiz para GURPS para meus gárgulas, que não passam realmente de golens de pedra animados e instruídos a proteger a casa citada anteriormente. Eles possuem asas, mas obviamente não podem voar.

 

Gárgula, 228 pts

Básico
 ST 18 DX 10 IQ 6 HT 12;
HP 18, Will 10, Per 10, FP 12;
Thr 1d+2, Sw 3d;
BL 80;
Move 3, Dodge 6 

Vantagens
Blunt Claws, Clinging (Rock, Nuisance Effect, Holes), Damage Resistance 8, Darkvision, Doesn’t Breathe, Doesn’t Eat or Drink, Doesn’t Sleep, Extra Attack 1, High Pain Threshold, Injury Tolerance (Homogeneous), Pressure Support 3, Immunity to Metabolic Hazards, Immunity to Mind Effects,  Striker (Impaling, Cannot Parry, Limited Arc), Teeth (Fangs), Unaging, Unfeazeable.

Desvantagens
Appearance (Hideous), Fragile (Brittle), Mute, No Sense of Smell/Taste, Numb, Reduced Speed (-2,5), Slave Mentality

Perícias
Brawling 14, Observation 14, Running 13, Stealth 12

Ataques
Punch 1d+3 cr C Level 14 (Parry 10)
Bite 1d+2 imp C Level 14 (Parry -)
Kick 1d+4 cr C,1 Level 12 (Parry -)
Striker (Horn) 1d+4 imp C Level 14 (Parry -)

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: