Skip navigation

Ok, você vai jogar um RPG medieval e o mestre fala “castelo”.  Você imagina um enorme castelo de pedra, com várias torres, muralhas, fosso… E se enganou. O que nem todo mundo sabe é que muitos “castelos” eram feitos de materiais menos resistentes, como madeira e tijolos, do mesmo jeito que… casas! Com o passar dos anos, é claro, só os de pedra sobreviveram para contar a história.

Deixe-me apresentar a típica construção defensiva de nobres menos influentes, financeiramente falando: o Motte and Bailey.

Nada glorioso, não é mesmo? Obviamente é algo bem mais barato que um castelo de pedra com labirintos, prisões, torres e fosso. Essa era a morada do nobre – os plebeus continuavam morando nas áreas desprotegidas, mas certamente perto. Dentro da paliçada havia uma capela, um estábulo, hall, além de uma cozinha e lugar para convidados do nobre.. Poderia haver uma torre de pedra no lugar da entrada simples para vigiar a entrada e saída de pessoas.

Em breve colocarei dois castelos de fato por aqui que usarei na minha mini-campanha Europa-Ravenloft, mas até lá, fiquem com algumas dicas sobre a arquitetura defensiva das fortificações.

  • A utilidade do fosso com água é fazer com que túneis cavados pelas forças inimigas colapsem por conta do peso do líquido.
  • Os fossos não tinham animais, mas possuiam estacadas afiadas para impedir que nadassem nele.
  • Subir as torres em espirais implica em mover-se no sentido horário. Aquele que sobe com uma arma na mão direita tem pouco espaço para manuseá-la, enquanto que o defensor tem o espaço adequado.
  • O tamanho dos degraus das escadas são irregulares, dificultando a movimentação de quem não está acostumado com o padrão.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: