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Desprezadas mecanicamente pelas regras do sistema d20, as shotguns, termo em inglês que irei adotar a partir deste ponto, são provavelmente o pior tipo de arma-de-fogo disponível. Suas características são: Dano razoável, geralmente 2d8; incremento de distância pequeno, que não normalmente não passa dos 12 metros; cadência medíocre, muitas vezes apenas Single-shot; munição interna razoável, embora seja de um tipo ruim (interna); e para finalizar, preço baixo e requerem apenas uma licença (+1) para seu uso. Nem mesmo o Weapons Locker consegue ajudar muito.

Uma checada rápida no SRD de d20 modern nos mostra, entre outras coisas,  o padrão para as estatísticas das shotguns comuns.

Na vida real a verdade é realmente essa: As shotguns são armas baratas por serem simples, requerem pouco treinamento para seu uso e não são tão letais quanto rifles. Isso foi um tanto frustrante para mim, já que eu desejava incluí-las no equipamento padrão dos PJ’s na minha mini-campanha 2025. A idéia era fazer com que eles escolhessem ou uma submetralhadora ou uma shotgun como arma secundária, e para isso eu alterei as regras.

  1. Shotguns causam crítico com 19-20.
  2. Shotguns não causam crítico após o incremento de distância.
  3. O dano sobe em uma categoria de dado. 2d8 viram 2d10, 2d10 viram 2d12.
  4. O dano da manobra mirar¹ é +1.
  5. O recuo² é de -2.

 

Então, uma arma como esta:

Benelli 121 M1 (12-gauge shotgun)
Dano: 2d8 (20/x2, Balístico)
Incremento: 40 feet (12 metros)
Cadência: Semi-automática
Munição: 7, interna
Tamanho: Grande
Peso: 8 lb
Preço: 17 (Licença, +1)

Ficaria no final das contas, assim:

Benelli 121 M1 (12-gauge shotgun)
Dano: 2d10 (19-20/x2, Balístico)
Incremento: 40 feet (12 metros)
Cadência: Semi-automática
Munição: 7, interna
Tamanho: Grande
Peso: 8 lb
Preço: 17 (Licença, +1)
Mod. Des. Dano: +1
Recuo: -2 

Ao meu ver, bem mais interessante do que antes.

1 – A manobra mirar, de maneira resumida, envolve em utilizar uma ação de rodada completa para realizar um ataque e adicionar uma quantidade do modificador de destreza no dano, mas apenas para alvos que estejam até o primeiro incremento de distância.

2 – O recuo é uma penalidade aplicada aos ataques que ocorrem depois do primeiro. Ele visa dar mais realismo ao jogo, pois o valor varia de acordo com cada arma.

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