Skip navigation

Soldado

Um grande problema da guerra moderna é o peso do equipamento que os soldados têm que carregar. Sacos de dormir, equipamento para visão-noturna, munição,  proteção pessoal, carregar tudo isso tem seu preço:  Os combatentes sobre-carregados perdem mobilidade e se cansam mais rápido.

 

HardimanEm 1965 a General Electric iniciara o projeto Hardiman, que tinha como objetivo criar um exoesqueleto capaz de levantar cerca de 680 quilos. Em sua concepção, o Hardiman deveria ser capaz de ser utilizado em ambientes extremos, como o espaço-sideral, em construções submarinas, usinas nucleares e no carregamento de bombas. Infelizmente para a General Electric e todos nós, surgiram problemas durante o desenvolvimento, como a instabilidade do protótipo e sua capacidade funcional reduzida à metade. Assim, o Hardiman foi engavetado e esquecido por muito tempo.

Sarcos XOSRecentemente duas notícias mostraram que já era hora da humanidade retomar seu plano megalomaníaco nipônico projeto para o desenvolvimento de exo-armaduras. Primeira, a SARCOS apresentou um modelo de exo-armadura que é capaz de aumentar o peso carregado pelos soldados, efetivamente, sua força. Abaixo coloquei o vídeo de demonstração das capacidades dela, e como vocês poderão ver, ela parece ter excelentes capacidades de destreza manual. É claro que ainda não possui nada que se pareça com uma mão, mas o principal, a força, já está lá. Pelo que pode ser averiguado, a SARCOS tem planos para incluir também proteção balística no modelo, isto é, instalar uma armadura. Se isso for verdade, bastarão apenas alguns poucos passos para que tenhamos um exo-esqueleto que possa utilizar armamento mais pesado, como uma M2HB, ou para quem não entendeu, uma arma com calibre maior que as dos rifles comuns de hoje em dia.

HAL 5A outra notícia sobre exo-esqueletos vem do Japão. A universidade Tsukuba está desenvolvendo o HAL, sigla para Hybrid Assistive Limb, que visa auxiliar a enfermagem num país onde uma significativa porcentagem da população já é idosa e sua pirâmide social já apresenta problemas. Diferentemente da Sarcos XOS, o HAL capta os estímulos elétricos dos músculos através de eletrodos e ativa os servomecanismos que fazem com que a armadura copie o movimento do usuário. Cybercops, alguém?

Vídeo de demonstração do Sarcos XOS:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: