Skip navigation

William Gibson

Hoje não é nenhuma data especial em relação a Gibson, mas decidi escrever sobre este escritor que muitos conhecem, e os que não, deveriam. Americano, nascido em 1948, portanto contemporâneo de Isaac Asimov e Philip K. Dick, em 1967 William Gibson mudou-se para o Canadá afim de evitar ser convocado para a Guerra do Vietnã.

Futurista, Gibson conseguiu prever muitas das radicais mudanças que o mundo sofreu nas últimas décadas no que toca à informação. Cunhou o termo matrix para designar o cyberespaço. e se por um lado a World Wide Web prevista na visão de Gibson não destruiu todos os estados mundiais no ano 2000, como chegara a afirmar, por outro foi provavelmente uma das maiores revoluções na história da humanidade.

NeuromancerNeuromancer, escrito em 1984, foi sua obra mais aclamada ao vender mais 6 milhões e meia de cópias no mundo inteiro. O curioso é que, em 1982, o filme Blade Runner estreara, e Gibson, ao assistir 20 minutos dele, teve que reescrever dois terços de seu livro por temer que as pessoas imaginassem que ele tivesse copiado a estética. O livro conseguiu ganhar as três maiores premiações de ficção-científica: Os prêmios Nebula, Philip K. Dick e Hugo Awards.

A trilogia do Sprawl se baseia em três livros:  Neuromancer, Count Zero e Mona Lisa Overdrive. No Brasil, apenas recentemente os dois últimos foram lançados. A trilogia utiliza o mesmo futuro distópico como cenário, e mesmo que não estejam diretamente ligadas, suas conexões são perceptíveis, apesar de uma forma mais sutil. Relacionadas a este futuro pós 3ª Guerra Mundial, num mundo anarco-capitalista, sua trama toda revolve em uma inteligência artificial atingindo o ponto de singularidade, quando ela mesma consegue ser mais que um homem, quando ela passa a pensar por si própria.

Mona Lisa Overdrive
countzero-df

As obras de Gibson valem a pena ser conhecidas e podem ser achadas facilmente em uma boa livraria.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: